Frente depois da reforma

Frente depois da reforma
Localiza-se no Jacarezinho, RJ e atende 95 crianças entre 1 ano e 3 anos e 11 meses, agrupadas em 4 turmas por idade. A creche começou a funcionar no local da antiga quadra da Escola de Samba do Jacarezinho. Uma senhora da Comunidade usava o espaço para realizar um serviço voluntário "tomando conta de crianças". Em 1992, foi legalmente inaugurada pela SMDS. Foi assumida pela SME em 2003 e seu trabalho passou de assistencialista para Pedagógico, onde o cuidar e o educar complementam-se. Em 2008, começou uma obra de reforma e modernização e o atendimento era feito num espaço do CIEP Chanceler Willy Brandt até março de 2011. Hoje, no prédio original reformado, realizamos um trabalho pautado em Projetos que objetivam a melhoria da qualidade de vida das crianças e da Comunidade.

sexta-feira, 30 de março de 2012

PPA 2012: Conhecendo-me, conhecendo o outro, conhecendo o Mundo...

                         Subprojeto: Eu sou assim...
Período: de Fevereiro a Abril

                               (Hanielly - berçário 2012)



JUSTIFICATIVA:  Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A creche, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada aluno.
                A creche ainda é um ambiente novo e  desconhecido para as crianças que estão chegando de casa. Por isso, é de suma importância, principalmente neste primeiro período, desenvolvermos a afetividade entre crianças e adultos/crianças e crianças. Proporcionar um ambiente acolhedor, harmonioso e instigativo é um grande desafio para nós. Para conhecermos o outro e nos afetarmos com ele é necessário nos conhecermos, nos percebermos enquanto parte integrante desse espaço e dessa relação.
Preparamos, então, este subprojeto para determinar o eixo do nosso trabalho em equipe e orientar nossas ações no auxílio ao desenvolvimento da identidade de cada um e do grupo.

OBJETIVO GERAL: Fazer com que a criança conheça mais seu corpo, descubra que há outros indivíduos presentes nas comunidades (creche, família,etc), relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente em que vive.

2 comentários:

  1. Adorei o Blog. Vocês podem colocar sugestões de atividades legais, explicando como se faz, com os objetivos. Eis minha sugestão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tem orgulho imenso em saber que minha mãe, Joana(Jô), faz parte dessa conceituada creche(Tia Andreza).

    ResponderExcluir